La significa elevado, em termos de realização transcendente. Ma significa compaixão maternal, como a de uma mãe por seu próprio filho. Na união de realização e compaixão, um lama tem a capacidade de beneficiar os demais.
Fundador
S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche
Nasceu no leste do Tibete (Kham) em 1930. Reconhecido aos quatro anos como um tulku (encarnação de um mestre de meditação), recebeu treinamento rigoroso e aprofundou os seus estudos em retiros extensos.
Chagdud Khadro
Conheceu Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche em 1978 e casou-se com ele em 1979. Foi sua aluna por vinte e três anos. Ao ordená-la lama, em 1997, Chagdud Rinpoche designou-a como a futura diretora espiritual do Chagdud Gonpa Brasil.
Jigme Tromge Rinpoche
Filho de S. Ema. Chagdud Rinpoche, ainda jovem foi reconhecido por Chokling Rinpoche como uma emanação de Yudra Nyingpo, um dos 25 discípulos de Guru Rinpoche.
Lamas ordenados por S.Ema. Chagdud Rinpoche
Lama Rigdzin Dordje
Lama Rigdzin foi estudante de S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche desde 1992, primeiramente no Rigdzin Ling, Califórnia, e, desde 1995, no Brasil. Durante esse período ele atendeu a muitos ensinamentos e retiros, e serviu Rinpoche de maneiras variadas.
Lama Yeshe Drolma
Lama Yeshe foi estudante de S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche desde 1990. Após o encontro com Rinpoche no Brasil, ela viajou para o Rigdzin Ling na Califórnia, onde participou de muitos retiros importantes e rapidamente aprendeu excelente inglês.
Lama Sherab Drolma
Ordenada por S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche em 2002, Lama Sherab tornou-se uma professora respeitada, cuja profundidade na prática de Guru Ioga e disciplina espiritual são óbvias.
Lama Padma Norbu
Nasceu em Denver, EUA, e trabalhou como engenheiro elétrico. Conheceu S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche em 1980 e, depois de completar o ciclo de ensinamentos e retiros de Dzogtchen, foi ordenado lama em 1995.
Lama Tsering Everest
Nascida nos EUA, serviu S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche como tradutora por mais de 11 anos. Após completar um retiro de 3 anos, foi ordenada lama e reconhecida por Rinpoche como detentora da linhagem de Tara Vermelha, autorizada a conceder ensinamentos e iniciações.
Lamas associados
Lama Rigdzin Samdrub
Nasceu em Dungkar, Butão, em 1958, e começou seu treinamento religioso aos oito anos de idade no monastério Lhuntse Dzong. Em 1995 foi nomeado por Dzongsar Khyentse Rinpoche como o lama responsável pelo monastério de Lama Sonam Zangpo, Zer Shong, em Kurtoe.
Lamas visitantes
- Dzongsar Khyentse Rinpoche
- Terton Namkhai Drimed
- Jigme Khyentse Rinpoche
- Phakchok Rinpoche
- Tsoknyi Rinpoche
- Tulku Sang-Ngag Rinpoche
- Lama Padma Dorje
- Lama Jigme Lodey
- Lama Sonam Tsering
- Khenpo Dorje Wangchuk