Neste ano, Jigme Rinpoche retomará o programa e continuará a série de retiros anuais sobre os vários aspectos da prática do budismo Vajrayana, que incluem meditações, prática de ioga da deidade, artes-rituais e textos relevantes relacionados aos nove yanas.

Esses retiros são organizados com a aspiração de enriquecer o conhecimento da sangha e a aplicação das práticas que S.Em.a Chagdud Rinpoche introduziu no Ocidente.

Advertência

  • É permitida somente a participação integral.
  • É indispensável a chegada no Gonpa no dia 12 de agosto até às 20h.
  • O retiro contará com quatro sessões diárias, de manhã bem cedo até a noite, que incluem recitação de textos, meditação silenciosa, contemplações, além de sessões com ensinamentos.

 

Grupos de ensinamentos

Aqueles que não puderam participar do Treinamento Vajrayana de 2017 poderão ingressar no Grupo 1. Os que já fizeram o evento serão encaminhados para os demais grupos.

 

Grupo 1 – Lojong, Treinamento da Mente

É sugerido, como suporte para os ensinamentos que Jigme Rinpoche concederá, a leitura prévia dos livros “A essência da compaixão” de Dilgo Khyentse Rinpoche, e “O caminho do bodistava”, de Shantideva.

 

Grupo 2 – Dudjon Tersar Ngondro

Jigme Rinpoche concederá ensinamentos essenciais, e a prática será liderada por Lama Sherab Drolma.

É sugerido, como suporte para o retiro, os livros “Comentários sobre o Ngondro”, de Chagdud Khadro, “As palavras do meu professor perfeito”, de Patrul Rinpoche, e “Não é para a felicidade” (“Not for Happiness”), de Dzongsar Jamyang Khyentse.

 

Grupo 3 – Os votos nos três caminhos

Jigme Rinpoche abordará alguns princípios e compromissos essências nos diferentes caminhos budistas. Leitura sugerida, disponível somente em inglês: “Perfect Conduct: Ascertaining the Three Vows”, um comentário de Dudjon Rinpoche.

 

Jigme Rinpoche explica o seguinte, acerca desse retiro:

“No caso de alguns praticantes do Darma, a força de sua conexão cármica com o Vajrayana é tal que eles conseguem entender quase imediatamente os conceitos particulares do budismo Vajrayana. Para outros, entretanto, se não houver uma fundação adequada, a riqueza extraordinária das práticas do Vajrayana pode se tornar uma armadilha.

Por exemplo, ao contrário de ser entendida como uma forma de meditação, a arte-ritual pode tornar-se uma distração ou simplesmente inflar egos artísticos. A ioga da deidade pode resultar em uma fixação ainda mais confusa nos fenômenos externos ou tornar-se uma via de autoenaltecimento, e não um método para entender a verdade última.

Queremos fazer bom uso de nosso tempo e remover nossa confusão ao invés de aumentá-la, portanto retiros assim podem oferecer uma oportunidade maravilhosa de realmente aprender e aplicar os métodos sublimes que nos foram transmitidos por gerações de praticantes realizados.”


Ficha de Inscrição

Dados pessoais
Gênero
Preferência Alimentar
Precisa de cadeira?

(Apenas para pessoas com limitações físicas.)


Participação no evento

O valor do evento inclui hospedagem e alimentação a partir das 16h do dia 12 até às 17h do dia 27 de agosto de 2019.

Check-in do evento no Khadro Ling:
12 de agosto – das 14h às 21h.
13 de agosto – das 8h às 9h.


Observações

Opções de evento

Saiba mais sobre as opções de hospedagem no Khadro Ling.

Completo
Clique em uma das opções abaixo para mais informações

Li e aceito a política de cancelamento de participação em eventos.