Chagdud Khadro oferecerá extensos ensinamentos sobre kyerim, a fase de desenvolvimento da prática de sadhana do budismo tibetano. Todas as etapas da prática têm camadas de significado, porém, em iniciações e durante práticas intensivas, na maioria das vezes, os professores não têm tempo de dar explicações detalhadas.

Nesta ocasião, Chagdud Khadro ensinará principalmente a partir da transcrição de ensinamentos preciosos dados por Chagdud Tulku Rinpoche ao longo de um mês e traduzidos do tibetano para inglês pelo exímio tradutor Richard Barron. Na época, Rinpoche autorizou Khadro a editar tal transcrição para publicá-la, mas ela não se sentiu qualificada para a tarefa. No entanto, recentemente, ao reler essa transcrição em um retiro pessoal prolongado, surgiu a urgência em oferecer em português o extenso conhecimento de Chagdud Rinpoche sobre kyerim.

A diligência comprovada de muitos praticantes brasileiros e o fato de que os detalhes expostos no ensinamento permanecem inacessíveis para quem não lê em inglês despertaram a aspiração de apresentar esses ensinamentos em um retiro.

O requisito para participar é ter concluído a prática do ngöndro, as preliminares do Vajrayana, ou estar praticando-o seriamente, com o compromisso de completá-lo. O ngöndro, e em especial no aspecto da ioga do guru, abre a porta para a prática do estágio do desenvolvimento. As complexidades do kyerim sem ter o ngöndro como uma fundação são difíceis de serem integradas e tendem a sobrecarregar a fé natural e espontânea. Contudo, para aqueles que o praticam, os ensinamentos de kyerim enriquecerão a compreensão do ngöndro e de futuras práticas das Três Raízes.

Esses ensinamentos serão ilustrados pela sadhana A Essência do Sidi, um tesouro de Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche que é praticado como uma cerimônia de drubchen (grande realização) no Khadro Ling. Esse texto foi selecionado por ser uma sadhana das Três Raízes que inclui a prática do lama, da deidade escolhida e da dakini, e porque Khyentse Rinpoche a explicou de forma clara em comentários.

O retiro terá duas partes. A primeira, de 11 a 19 de janeiro, concentrará ensinamentos extensos sobre kyerim. A segunda, de 21 de janeiro a 01 de fevereiro, será dedicada à prática de A Essência do Sidi com contemplação, meditação e incluirá a explicação de dzogrim, a etapa de conclusão da sadhana.

Para este retiro, caso não seja possível fazê-lo completo, será possível participar somente da primeira parte. No entanto, não é possível participar somente da segunda.

Em caso de dúvidas, escreva diretamente para eventos@templobudista.org

Antes de realizar sua inscrição, você precisa preencher a ficha de interesse para o evento.

 

Saiba antes das novidades do Khadro Ling

Assine nossa newsletter ou siga nossa página no Facebook.